28/03/2013

Tríduo Pascal | Quinta-Feira Santa


Salve Salve galerinha! 
Faz tempo que não passo por aqui, não é? Mas hoje volto pra falar um pouco sobre a Semana Santa, em especial sobre o Tríduo Pascal, uma missa só dividida em três celebrações distintas.

Hoje vamos falar sobre a Missa do Lava-Pés, onde ouviremos que Jesus instituiu a Eucaristia, o Mandamento do Amor, o Ministério Sacerdotal e Serviço.

Vamos lá?

Jesus lava os pés dos Seus discípulos (Jo 13, 4-16)


Chegou o dia da Páscoa e Jesus mandou os seus discípulos prepararem tudo para a ceia. À noite, antes de sentar-se à mesa com eles, Jesus tirou o manto e, tomando uma toalha amarrou-a na cintura. Depois derramou água numa bacia e lavou os pés dos seus amigos (era costume os empregados de uma casa lavar os pés empoeirados das visitas). Depois, Jesus se assentou outra vez à mesa e disse-lhes:
"Entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam mestre e Senhor, e dizem bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, lavei seus pés, vocês devem também lavar os pés uns dos outros (significa: servir uns aos outros). Porque eu dei a vocês o exemplo, para que, como eu lhes fiz, façam vocês também. Não é o Servo maior que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou."

Jesus institui a Eucaristia (Lc 22, 7-20)




Jesus sentou-se à mesa com os apóstolos e disse:
"Desejei muito comer com vocês essa páscoa, antes de tudo que vou sofrer..."
Pegando o pão, também deus graças, o partiu e deu aos Seus amigos, dizendo:
"Este é meu corpo, que é dado por vocês, façam isto em memória de mim."
Depois, pegando o cálice com vinho, deu graças e disse:
"Tomem esse cálice e o reparta entre vocês..." 
Depois que comeram, pegou o cálice e disse: 
"Este é o cálice da nova aliança: meu sangue, que é derramado por vocês."



Para pintar:

Nenhum comentário: