27/11/2012

Vai começar um novo ano!!!



Salve Salve galerinha!!!


Você sabia que a Igreja vive um ano diferente do ano civil? É isso mesmo!!! O Ano de 2012 só vai acabar dia 31 de Dezembro, não é? Mas o ano da Igreja, o Ano Litúrgico foi encerrado neste domingo, na festa de Cristo Rei do Universo.

Estranho, né? Mas eu explico pra vocês:




No próximo domingo, 2 de Dezembro, iniciamos um novo ano litúrgico, com o Tempo do Advento, que é o tempo em preparação ao Nascimento de Jesus, o nosso grande Rei!!! São 4 os domingos do Advento, e nestas 4 semanas a igreja é revestida pelo Roxo, cor litúrgica deste belo tempo de reflexão e espera.

Depois vem o Natal, a Festa da Sagrada Família, o Dia de Maria Mãe de Deus e a Epifania (Manifestação do Senhor). Em todos esses dias, a cor é o Branco.

Depois disso entramos no tempo Ordinário, o Tempo Comum, do crescimento, manifestações e missões de Jesus. Nesse tempo a cor é o verde.

Ai vem um dos maiores tempos de penitência e preparação, a Quaresma, tempo de reflexão que tem início da Quarta-Feira de Cinzas e Termina no Sábado antes do Domingo de Ramos. A cor é o Roxo novamente.

Após a Quaresma, vivemos a Semana Santa, a Semana Maior da Igreja Católica onde Jesus é flagelado, morto e ressuscitado. Ai a cor é o vermelho, do amor, do martírio, do sangue precioso de Jesus. Na Páscoa, usa-se o Branco, pois é a grande festa da vida!!!

Ai entramos na Oitava da Páscoa, tempo de preparação para Pentecostes, a grande vinda do Espírito Santo sobre nossa Mãezinha Maria e os apóstolos de Jesus que estavam juntos no Cenáculo. Na oitava de Páscoa (7 semanas) se usa o branco. Em Pentecostes se usa o Vermelho, cor do Fogo do Espírito Santo, nosso amigão.

Depois de Pentecostes acontecem algumas outras festas super especiais: Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), Corpus Christi (Festa da Eucaristia) e o Sagrado Coração de Jesus.

Ai voltamos ao Tempo Comum pra vermos e ouvirmos as parábolas de Jesus, seus ensinamentos, seus milagres, a vida dos seus amigos... Depois de vários domingos comuns, chegamos novamente à festa de Cristo Rei do Universo, encerrando nosso ano....

Legal né? Muitas cores, muita vida, muita alegria!!!
Essa é nossa Igreja!!! Essa é a celebração do Mistério de nossa Salvação!!!

Fiquem na Paz do Menininho Jesus!!!

Nenhum comentário: