14/06/2013

Viva! Vamos conhecer a festa junina!


Salve Salve galerinha!

Sejam bem vindos meus irmãos evangelizadores!


Hoje vamos falar sobre algumas curiosidades sobre a Festa Junina, algo tão tradicional no Brasil e cheio de significados católicos.

O menino João Batista com seus pais Isabel e Zacarias

A "Festa Junina" também é conhecida como festa de São João, mas nela também celebração Santo Antônio e São Pedro, todos eles são festejados nesse mês.

Vamos conhecer um pouco mais? 

Qual a origem das festas juninas?

As festas juninas ou joaninas são uma celebração religiosa européia tradicional do mês de junho. A denominação de festas joaninas teve origem nos países europeus católicos, desde o século IV. Hoje elas representam uma das mais expressivas manifestações culturais brasileiras, principalmente no Nordeste. Nelas são festejadas três grandes santos católicos: São João (24), São Pedro (29) e Santo Antônio (13).

Antes eram chamadas de festas JOANINAS, dado o seu vínculo com a festa de São João, o único santo católico festejado no dia de seu nascimento e não de sua morte.

O que as festas juninas tem a ver com o Natal?

A festividade da data do nascimento de João, primo de Jesus, foi fixada pela Igreja Católica em função do relato do Evangelho de Lucas (Lc 1, 39-56): seis meses antes da data do nascimento de Jesus.

O nascimento do filho de Zacarias e Isabel foi motivo de grande alegria entre seus vizinhos e parentes. Foi um dia de muito festejo. Ou seja, sem Natal não haveria festa joanina. É tempo de ouvir a voz de São João Batista que anunciava a vinda do Salvador! O Natal de Jesus coincide com o solstício de inverno e o do seu primo João com o de verão.

Por que a fogueira junina?

A fogueira de São João é o maior símbolo das comemorações juninas. Conforme a tradição católica, a fogueira joanina tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre um monte. Essa fogueira significava a boa-nova do nascimento de um profeta e confirmava a gravidez sobrenatural de Maria.

O fogo está associado a João o Batista, um imersor nas águas. Essa aparente antinomia (contradição) entre fogo e água associados à mesma pessoa delata a superação das contradições e uma nova harmonia, messiânica. João batizava com água e advertiu que Jesus batizaria com o fogo, o fogo purificador e inspirador do Espírito Santo.

Fonte: Guia de Curiosidades Católica / Ed. Vozes

É isso aê galerinha!

Vamos fazer uma grande festa pra nossos grandes santos!
Viva Santo Antônio, São Pedro e São João, só te pedimos que não solte balãooo \o/

Nenhum comentário: