02/12/2010

Símbolos do Natal - O que significa cada um?

ÁRVORE DE NATAL

A ÁRVORE É O SÍMBOLO DA VIDA.
NOS PAÍSES ONDE CAI NEVE, O PINHEIRO CONSERVA SUAS FOLHAS VERDES, MESMO NO INVERNO.
A “ÁRVORE DE NATAL” É UM SÍMBOLO NATALINO QUE REPRESENTA AGRADECIMENTO PELA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

BOLAS DE NATAL

SIMBOLIZAM OS FRUTOS DA “ÁRVORE VIDA”, OU SEJA, JESUS CRISTO.

CANÇÕES NATALINAS

A IGREJA CATÓLICA SEMPRE DEU MUITA IMPORTÂNCIA PARA O VALOR DA MÚSICA. EM SUAS LETRAS É RETRATADO O NASCIMENTO DE JESUS, A FRATERNIDADE, O AMOR, A PAZ, OS BONS SENTIMENTOS E AS BOAS AÇÕES.

CARTÕES DE NATAL

EM 1844, UM FAMOSO ARTISTA INGLÊS CHAMADO WILLIAN DE BIRMINGHAM, COMEÇOU A PINTAR CENAS NATALINAS E A ESCREVER MENSAGENS PARA PRESENTEAR SEUS AMIGOS NA ÉPOCA DE NATAL. AQUELES CARTÕES FIZERAM MUITO SUCESSO. NO ANO SEGUINTE, ELE FEZ CÓPIAS DE SEUS CARTÕES E CONTINUOU A PRESENTEAR SEUS AMIGOS.
A IDÉIA SE ESPALHOU RAPIDAMENTE. OS CARTÕES DE NATAL NOS LEMBRAM O ESPALHAR A BOA-NOVA, OU SEJA, O EVANGELHO.

CEIA

A CEIA REPRESENTAVA O CORDEIRO PASCAL, A PRESENÇA DO CORDEIRO QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. ELA UNE AS PESSOAS E FESTEJA A VINDA DE CRISTO.

ESTRELA DE BELÉM

PAPAI NOEL

ELE FOI INSPIRADO NO BISPO NICOLAU, QUE VIVEU E PONTIFICOU NA CIDADE DE MYRA, TURQUIA, NO SÉCULO IV. NICOLAU COSTUMAVA AJUDAR, ANONIMAMENTE, QUEM ESTIVESSE EM DIFICULDADES FINANCEIRAS. COLOCAVA O SACO COM MOEDAS DE OURO A SER OFERTADO NA CHAMINÉ DAS CASAS. FOI DECLARADO SANTO DEPOIS QUE MUITOS MILAGRES LHE FORAM ATRIBUÍDOS.
SUA TRANSFORMAÇÃO EM SÍMBOLO NATALINO ACONTECEU NA ALEMANHA E DAÍ CORREU O MUNDO. NOS ESTADOS UNIDOS, A TRADIÇÃO DO VELHINHO DE BARBA COMPRIDA E ROUPAS VERMELHAS QUE ANDA EM UM TRENÓ PUXADO POR RENAS GANHOU FORÇA.

PRESENTES

A IDÉIA DE TROCAR PRESENTES NO NATAL ESTÁ RELACIONADA, ENTRE OUTROS MOTIVOS, AOS MAGOS QUE TROUXERAM PRESENTES PARA O MENINO JESUS (MATEUS 2,11). O GRANDE PRESENTE MESMO É DEUS QUE NOS OFERECE EM CRISTO: UMA VIDA REPLETA DE ALEGRIA. O SIMBOLISMO DO PRESENTE É A PARTILHA QUE PERMITE QUE PESSOAS EXCLUÍDAS TENHAM ACESSO À VIDA NOVA QUE CRISTO TROUXE PARA NÓS. PRESENTEAR A QUEM PRECISA, É ABRIR AS PORTAS PARA O SENHOR NASCER!

PRESÉPIO

UM DOS SÍMBOLOS MAIS COMUNS NO NATAL É A REPRODUÇÃO DO CENÁRIO ONDE JESUS CRISTO NASCEU: UMA MANJEDOURA, OS ANIMAIS, OS PASTORES, OS TRÊS REIS MAGOS, MARIA, JOSÉ E O MENINO JESUS.
O COSTUME DE MONTAR PRESÉPIOS SURGIU COM SÃO FRANCISCO DE ASSIS, QUE PEDIU A UM HOMEM CHAMADO GIOVANNI VILLITA QUE CRIASSE O PRIMEIRO PRESÉPIO PARA VISUALIZAR, SENSIBILIZAR, FACILITAR A MEDITAÇÃO DA MENSAGEM DO EVANGELHO, DO MISTÉRIO DE JESUS CRISTO QUE NASCEU NA POBREZA E NA SIMPLICIDADE.

REIS MAGOS

OS TRÊS REIS MAGOS NÃO ERAM REIS E SIM SÁBIOS, ESTUDIOSOS… MAS O QUE ISSO IMPORTA? A MENSAGEM É MAIS FORTE QUE ESSE DETALHE. ESSA NARRAÇÃO TRAZ DUAS GRANDES MENSAGENS TEOLÓGICAS:
- CRISTO NÃO VEIO APENAS PARA OS JUDEUS, MAS PARA REDIMIR TODA A HUMANIDADE, ELE É O POLO PARA O QUAL CONVERGEM TODAS AS RAÇAS.
- A SEGUNDA GRANDE MENSAGEM ESTÁ RELACIONADA AOS PRESENTES OFERECIDOS PELOS MAGOS: OURO, INCENSO E MIRRA. O EVANGELISTA MATEUS EXPRESSA POR ESSES SÍMBOLOS A FÉ VIVENCIADA PELOS PRIMEIROS CRISTÃOS: CRISTO É REI DOS REIS (DAÍ O OURO), É FILHO DEUS (O INCENSO) O VERBO ENCARNADO (A MIRRA).

SINOS

AS RENAS CARREGAM SINOS DE ANÚNCIO E DE CONVOCAÇÃO. O SINO SIMBOLIZA O RESPEITO AO CHAMADO DIVINO E REPRESENTA O PONTO DE COMUNICAÇÃO ENTRE O CÉU E A TERRA. REMETE AO AMBIENTE RURAL, O TEMPO DA IGREJA MATRIZ E SEUS SINOS.

VELAS

A VELA SIMBOLIZA A LUZ QUE VEIO AO MUNDO COM O NASCIMENTO DE CRISTO, COMO LEMOS NA PALAVRA DE DEUS: “O POVO QUE ANDAVA NA ESCURIDÃO, VIU UMA FORTE LUZ; A LUZ BRILHOU SOBRE OS QUE VIVIAM NAS TREVAS” (ISAÍAS 9,1).
CONSUMINDO-SE COMPLETAMENTE PARA GERAR LUZ, A VELA SIMBOLIZA A DOAÇÃO EM FAVOR DA VIDA. MESMO COM TODA A ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL, A VELA CONSERVA SEU VALOR.

Nenhum comentário: