17/04/2009

Jesus aparece aos discipulos e institui o sacramento da penitência

No mesmo dia da ressurreição, os díscipulos estavam reunidos numa sala em Jerusalém. De repente, veio Jesus e, pondo-se no meio deles, saudou-os: ¨A paz esteja com vocês! Não temam, sou Eu¨.  
Depois destas palavras mostrou-lhes as mãos, os pés e o lado. Então os discípulos que viram o Senhor, encheram-se de alegria. Em seguida Jesus repetiu: ¨A paz esteja com vocês. Como  o Pai me deu uma missão, eu passo essa missão para vocês ¨.
Ditas estas palavras, assoprou sobre eles e disse: Recebam o Espírito Santo. A quem vocês  perdoarem os pecados , serão perdoados e a quem vocês retiverem, serão retidos¨.

Um dos discípulos, cujo nome era Tomé, não estava ali quando Jesus apareceu a eles. Não sei por que Tomé não estava ali... Talvez estivesse pescando ou talvez resolveu ficar em sua nesse dia... Quando os outros discípulos viram Tomé, lhe disseram que Jesus esteve com eles, mas ele não acreditou.
- Se eu não vir o sinal dos pregos em suas mãos e não puser o dedo no lugar dos pregos, de maneira nenhuma vou acreditar.
Uma semana mais tarde os discípulos estavam na sala outra vez e Tomé estava com eles. A mesma coisa aconteceu. Apesar das portas estarem fechadas, Jesus veio e ficou no meio deles. Virou para Tomé e lhe disse:
- Ponha seu dedo aqui e veja as minhas mãos. Coloque suas mãos na ferida no meu lado, não seja um homem sem fé, acredite!
Ele caiu de joelhos aos pés de Jesus e disse:
- Meu Senhor e meu Deus!

  Tomé, por que me viu, acreditou. Felizes são aqueles que acreditarem sem ter visto!

Nenhum comentário: