08/12/2012

Formação| A Imaculada Conceição de Maria no Catecismo da Igreja Católica


Celebramos hoje a festa da Imaculada Conceição, Dogma proclamado em 1854. Um dogma é uma grande verdade de fé, que tem toda fundamentação em Deus e em Seus mistérios.
Muitos irmãos cristãos duvidam da conceição sem mancha de Nossa Senhora. Este dogma não diz respeito à concepção de Jesus e sim de Maria. Ela não é pura desde o nascimento de Jesus, mas sim, pura Antes, Durante e Após a concepção do Menino Deus. 
O Dogma da Imaculada Conceição de Maria refere-se à concepção da própria Mãe de Deus, preservada do pecado original desde antes do ventre de sua mãe, Santa Ana.
Veja o que o Catecismo da Igreja Católica diz sobre este título/dogma de Nossa Senhora:
492. Este esplendor de uma «santidade de todo singular», com que foi «enriquecida desde o primeiro instante da sua conceição» (141), vem-lhe totalmente de Cristo: foi «remida dum modo mais sublime, em atenção aos méritos de seu Filho» (142). Mais que toda e qualquer outra pessoa  criada, o Pai a «encheu de toda a espécie de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo» (Ef 1, 3).«N’Ele a escolheu antes da criação do mundo, para ser, na caridade, santa e irrepreensível na sua presença» (Ef 1, 4).
508. Na descendência de Eva, Deus escolheu a Virgem Maria para ser a Mãe do seu Filho. «Cheia de graça», ela é «o mais excelso fruto da Redenção» (182). Desde o primeiro instante da sua conceição, ela foi totalmente preservada imune da mancha do pecado original, e permaneceu pura de todo o pecado pessoal ao longo da vida.
510Maria permaneceu «Virgem ao conceber o seu Filho, Virgem ao dá-Lo à luz, Virgem grávida, Virgem fecunda, Virgem perpétua» (183); com todo o seu ser; ela é a «serva do Senhor» (Lc 1, 38).
511. A Virgem Maria «cooperou livremente, pela sua fé e obediência, na salvação dos homens» (184). Pronunciou o seu «fiat» – faça-se – «loco totius humanae naturae – em vez de toda a humanidade» (185): pela sua obediência, tornou-se a nova Eva, mãe dos vivos.
Iae, alguma dúvida?
Se sim, recorra ao seu Youcat, na pergunta 83!

Paz e Fogo!!!

Nenhum comentário: