01/12/2010

Algumas curiosidades sobre a Coroa do Advento

Olá Queridos pais e evangelizadores!
A paz de Jesus e o amor de Maria!

Então, começamos neste domingo (28/11), o Tempo litúrgico do ADVENTO, tempo de preparação a vinda do menino Deus que quer nascer entre nós! Aleluia!

Este tempo é cheio de símbolos, dentre eles, a cor ROXA ( que tbm estamos usando aqui em nosso blog pra melhor vivenciarmos este tempo, tbm aqui na web) e a coroa do advento, da qual agora vamos falar.
Você sabe pra que serve, o que é, como acender, de onde vem a tradição da coroa do advento???
Vamos lá então ver algumas curiosidades:



Dá pra coroar o Tempo?
Dá. E os católicos gostam de coroar o tempo. A coroa do advento, um outro símbolo natalino, é feita de ramos verdes entrelaçados. eles formam um círculo, no qual são colocadas quatro grandes velas, de preferência de cor roxa. Elas representam as quatro semanas do advento, o tempo do natal. Nas Igrejas, essa coroa deve ser colocada em lugar evidente no presbitério, bem perto do altar ou do púlpito, sobre uma mesinha, um tronco de árvore ou em qualquer outro lugar bem visível. Essa colocação é recomendada até pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo de Roma. Nas casas, a coroado Advento costuma ser colocada numa mesa da sala ou um lugar bem central.

Como acender a Coroa do Advento?
Além do uso de fósforo ou isqueiro, um rito natalino acompanha a coroa do advento: a ordem do acendimento das suas velas. A cada domingo uma, no segundo duas, até serem acesas as quatro velas no quarto domingo. Essa luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo salvador e luz do mundo brilhará para toda a humanidade. A cor roxa das velas, a mesma do período da Quaresma, convida a purificar os corações para acolher o Cristo que vem. Às vezes existem coroas com velas de cor rosa. Elas evocam a alegria: o Senhor está próximo. Os detalhes dourados, como em todos os àureos símbolos natalinos, prefiguram a glória do reino que virá.


Onde surgiu a tradição da Coroa do Advento?
A tradição da coroa do advento surgiu no norte da Alemanha e na Escandinávia, no século XVI, para preparar os cristãos para a festa do natal, quatro semanas depois. Na Suécia,a  coroa do advento é reservada para a festa de Santa Luzia no dia 13 de dezembro. Do norte da Europa, o costume ganhou o mundo, como uma nova maneira de atualizar o antigo tema do Natal de Jesus.

Qual o simbolismo das quatro velas?
Ao ser colocada na casa, a coroa do advento aparece sem luz e sem brilho. Para os cristãos, ela recorda a experiência de escuridão do pecado. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do Rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os profetas que anunciaram a chegada do salvador.

Fonte: Livro “Guia de Curiosidades Católicas – Causos, Costumes, Festanças e Símbolos escondidos no seu calendário” de Evaristo Eduardo de Miranda – Editora Vozes.

Nenhum comentário: